são paulo, brasil, américa latina | vixemariah@gmail.com | +55 11 999737209

outros limites

"outros limites", música para três instrumentos e eletrônica, é uma trilha sonora composta por mariá portugal para o clássico longa-metragem "limite" (1931), de mário peixoto, que teve sua pré-estreia no mis-sp (museu da imagem e do som) em 2017. 

mário peixoto costumava dizer que "limite" era sobre o caráter ilusório do tempo; queria provar, em imagem, que ele não existe. por outro lado, mas não por acaso, o filme é atravessado pela limitação do ser humano em relação ao tempo- que passa, inexorável- e à natureza- que permanece, implacável.

em "outros limites", mariá busca trazer a reflexão de mário a respeito do tempo e dos limites para a composição e improvisação musical. a partir dessa premissa, a compositora busca construir uma narrativa musical junto ao filme que seja um contraponto à clássica trilha da versão original, lançando mão tanto de música eletrônica quanto o suporte da canção e, principalmente, música improvisada.

de forma predominantemente aberta, a execução da trilha sonora ao vivo é realizada pela própria compositora (bateria, eletrônica, voz) e por mais dois improvisadores convidados, que podem ser instrumentistas de qualquer instrumento melódico ou harmônico. na trilha são explorados os limites (enquanto fronteira, zona de contato) entre música sintética e acústica, música composta e improvisada.

vídeo: filipe franco e josé tm @ MIS-SP, 2017

livrofonia

o livrofonia é um programa de rádio online com curadoria de mariá e jamille pinheiro dias, pesquisadora e tradutora. o programa é pensado para discutir som, escuta e música na literatura, e é vinculado ao projeto sense and sound da universidade de stanford (califórnia, eua) e ao grupo de estudos da escuta (cnpq). a cada programa autores, músicos, atores e pesquisadores falam de som e escrita literária.

senseandsound.org/home-page/livrofonia/